Balneário Camboriú tem seis dos 10 prédios mais altos do Brasil

14 de março de 2023

O município de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, já pode ser considerado a "capital" dos edifícios mais altos do Brasil. Dos diversos empreendimentos de tipo arranha-céu, seis estão entre os 10 mais altos em território nacional.

No sábado (17), a construtora FG entregou o maior prédio do país, o One Tower. Com apartamentos divididos em 84 pavimentos, no valor médio de R$ 12 milhões, o residencial tem 290 metros de altura, sendo assim, o maior de todos já erguidos em solo brasileiro.

O segundo mais alto é o Yachthouse by Pininfarina, de 281m, também em Balneário Camboriú. Em questão de dias, será entregue pela empresa Pasqualotto & GT. Faltam apenas detalhes em áreas de lazer, garagens e hall de entrada para sua conclusão.

Outros empreendimentos que estão entre os mais altos do município foram realizados pela FG, são eles: Infinity Coast, Epic Tower, Millennium Palace, e Splendia Tower.

One Tower

One Tower / Divulgação
O One Tower é o edifício mais alto do Brasil, entre todas as categorias, e o maior residencial da América LatinaOne Tower / Divulgação

Todas os apartamentos do edifício que leva o título de maior residencial do país, único com certificado pela CTBUH — Council on Tall Buildings and Urban Habitat ("Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano", em tradução livre), estão vendidos. São 70 unidades habitáveis para moradores e 20 reservadas a área de lazer, além de novidades tecnológicas, como cinco elevadores de alta performance, instalados para suprir a necessidade de 84 andares divididos em 290m de altura.

A FG investiu aproximadamente R$ 650 milhões para a concretização do projeto do One Tower em Balneário Camboriú, município de grande valorização econômica no meio imobiliário atual. O empreendimento foi idealizado em 2007, entregue em dezembro deste ano e, 15 anos depois, está apto para moradia.

Yachthouse by Pininfarina

Grupo Pasqualotto & GT / Divulgação / Divulgação
O segundo prédio mais alto do Brasil, quando estava em construção, em 2019Grupo Pasqualotto & GT / Divulgação / Divulgação

O edifício que leva a assinatura da grife italiana Pininfarina, se encontra ao lado da marina do município no litoral norte catarinense, região nobre do município. Com 81 andares, o prédio da Pasqualotto & GT ocupa a segunda posição da lista, estando apenas alguns metros atrás do One Tower no ranking, com 281m.

A previsão de entrega das duas torres idênticas está marcada para dezembro deste ano. Os apartamentos foram entregues para os proprietários, mas ainda não estão aptos à moradia.

Infinity Coast

FG Empreendimentos / Divulgação
Cerca de 1,5 mil trabalhadores realizaram serviços na obra do InfinityFG Empreendimentos / Divulgação

Em dezembro de 2019, a FG entregou o Infinity Coast, primeiro edifício residencial a ultrapassar a marca dos 200 metros de altura em território brasileiro. Com 234m verticais, o empreendimento tem 66 pavimentos, com 115 unidades distribuídas em dois por cada andar.

Outro ponto relevante desta construção é a ampla área de recreação, com 5 mil metros quadrados. No levantamento do prédio, a empresa registrou um pico de obra com 1,5 mil funcionários trabalhando de forma simultânea.

Epic Tower

FG Empreendimentos / Divulgação
O edifício tem apenas um apartamento por andarFG Empreendimentos / Divulgação

Inaugurado em fevereiro de 2020, o Epic Tower tem 190m de altura, com 50 apartamentos divididos em 55 andares. Cada pavimento tem apenas uma única unidade, com quatro ou cinco suítes e uma ampla área de lazer com mais de 1.600 m². Ao longo da realização das obras, mais de 626 empresas prestaram serviços em parceria com a FG, segundo a própria construtora.

Um dos destaques deste empreendimento é a vista privilegiada de 180 graus da Praia Central de Balneário Camboriú. Outro forte atrativo é a fachada curva em pele de vidro, que foi novidade arquitetônica no município, na época.

Millennium Palace

FG Empreendimentos / Divulgação
Millennium Palace é o prédio mais antigo de Balneário Camboriú nesta listaFG Empreendimentos / Divulgação

Os 45 andares com apenas 36 apartamentos foram feitos pensando na vista local para a beira da praia, tanto que o slogan do edifício é "Luxuosidade de frente para o mar". Com 177m de altura, o empreendimento foi inaugurado em 2014.

Entre um spa externo, sala de massagem e saunas, o prédio propõe aos moradores uma vista ampla e permanente de toda a orla da Praia Central, valorizando muito o residencial. Além disso, há quatro suítes por unidade, uma delas com hidromassagem panorâmica.

Quando foi construído, o Millennium Palace foi considerado o mais alto do Brasil. Ele se manteve neste posto até 2018.

Splendia Tower

FG Empreendimentos / Divulgação
O Splendia é o último empreendimento de Balneário Camboriú dentro do top 10 de mais altos do paísFG Empreendimentos / Divulgação

O último empreendimento de Balneário Camboriú na lista dos dez prédios mais altos do Brasil. O Splendia Tower, inaugurado em 2019, tem 175m de altura e 46 pavimentos, sendo 43 habitáveis, além de 69 apartamentos.

Como ocorre na maioria dos edifícios da FG, também a spa externo no local e uma ampla área de lazer, neste caso, de aproximadamente 1.600m².

Os 10 maiores prédios do Brasil

  1. One Tower (290m) - Balneário Camboriú, SC
  2. Yachthouse by Pininfarina (281m) - Balneário Camboriú, SC
  3. Infinity Coast (234m) - Balneário Camboriú, SC
  4. Orion Business & Health Complex (191m) - Goiânia, GO
  5. Epic Tower (190m) - Balneário Camboriú, SC
  6. Complexo Tour Geneve (186m) - João Pessoa, PB
  7. Kingdom Park Vaca Brava (180m) - Goiânia, GO
  8. Millennium Palace (177m) - Balneário Camboriú, SC
  9. Splendia Tower (175m) - Balneário Camboriú, SC
  10. Concórdia Corporate (172m) - Nova Lima, MG

*Colaborou: Nikolas Mondadori

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2022/12/balneario-camboriu-tem-seis-dos-10-predios-mais-altos-do-brasil-clc81enqm005h0182ephi35e8.html.

Residencial mais alto da América Latina é entregue pela FG Empreendimentos

14 de março de 2023

Com 290 metros de altura, quase rompendo a barreira dos supertalls, o One Tower, localizado na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, é oficialmente o residencial mais alto da América Latina. O empreendimento é certificado pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), reconhecida organização que audita e certifica os arranha-céus mundiais por suas características e diferenciais. Além de ser referência em práticas de construção civil e reconhecido como o principal recurso global para dados interativos de edifícios urbanos altos.

Antony Wood, presidente do CTBUH, entregou a Jean Graciola, presidente e cofundador da FG, o certificado de edifício mais alto do Brasil e mais alto da América Latina, no sábado, 17.